Na CPI, União Força Comunitária mostra o caos no transporte coletivo do Itaqui Bacanga


Os vereadores da Câmara Municipal de São Luís, conheceram na tarde desta quinta-feira (09),a verdadeira realidade do transporte público que serve o eixo  Itaqui-Bacanga, denunciados pela FEIBA e União Força Comunitária.

Na audiência pública realizada na casa Legislativa, entidades que verdadeiramente representa a sociedade se manifestaram, relatando as dificuldades que enfrentam diariamente nos coletivos urbanos. 

A audiência foi uma das últimas etapas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga susposta  irregularidades no gerenciamento do transporte público municipal.

Representando a região do  Itaqui Bacanga, a FEIBA- Federação das Entidades da Área ItaquI Bacanga, e o União Força Comunitária,se manifestaram no debate conduzido pelo presidente da comissão, vereador Chico Carvalho (Avante).

As instituições comunitária fizeram um relato da deficiência e os agravantes praticados pelas empresas que operam o setor de transporte na região . 

Usando a tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira, o União Força Comunitária denunciou  alteração e retirada de varias linhas sem prévio aviso e o conhecimento dos moradores, que são pegos de surpresa pelos empresários.

Na tribuna parlamentar, o Força Comunitária, citou vários pontos da deficiência e a superlotação nos coletivos, e mostrou que carros lotação não uma solução para o crônico problema, que começa  a partir das  7h da manhã.

Os pontos de ônibus da avenida dos Portugueses, continuam lotados e quem acorda cedo no fim da madrugada, à margem esquerda do rio Bacanga,  tentam embarcar para o trabalho em ônibus velhos, cheios, escassos e com intervalos irregulares que cruzam bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Gapara e Sá Viana, com usuários sendo obrigados a utilizar veículos particulares e mototáxis que passam em frente aos pontos disputando passageiros.

No entendimento da Federação e do movimento, as empresas que operam na região, deixam a população insegura, com uma  triste realidade de passageiros abandonados pelo transporte oficial, sendo a mesma  resposta "alternativa" ―ou clandestina.

Em 2012, foi implantada a linha de ônibus, São Francisco Paraiso/ Vila Embratel, projeto de autoria do vereador Edmilson Jansem, que se estendeu ao bairro da Vila Nova, o Vila Nova Calhau, todos frutos da solicitações da FeIba , via  a Câmara Municipal de São Luís.

Na Vila Embratel, a empresa Estrela, ex- Taguatur, retirou um ônibus que servia a comunidade de São Benedito, deixando os moradores revoltados, ja que a localidade fica distante do ponto de ônibus.

Os usuários precisam pagar mais caro aos carrinhos lotação que cobram preços abusivos para fazer o percurso durante a noite.

 O União Força Comunitária foi fundado em março do ano de 2018

A Federação das Entidades da Área Itaqui Bacanga- FEIBA, foi fundada em outubro de 2010.



 




O ex- conselheiro tutelar da Área Itaqui Bacanga João Costa e o vereador da Raposa Beca Rodrigues parabenizaram o União Força Comunitária 







Comentários