Neste dia especial em que se comemora o Dia do Professor em todo país, os guerreiros e batalhadores professores de Carutapera nada tem a comemorar.
A atual administração do prefeito André Dourado, tem desrespeitado vários direitos da categoria durantes esses quase quatro anos de mandato.
Segundo a Categoria, no início do ano o gestor municipal concedeu, através do decreto municipal nº 01/2020, reajuste salarial aos professores, obedecendo a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério, acontece que o Sr. Prefeito aplicou o percentual concedido sobre o Piso Nacional do Magistério que é R$ 1.443,12 para 20 h/a e não sobre o salário vigente dos professores de Carutapera que está um pouco acima do piso nacional, causando um prejuízo de aproximadamente 0,5 % a cada professor do Município de Carutapera. O Sindicato da categoria procurou os representantes das Secretarias de Educação e Administração, que prontamente reconheceram o erro, se prontificaram em corrigi-lo, mais até o momento, como sempre, criaram vários subterfúgios para não solucionar o problema, deixando os professores nesse prejuízo financeiro.
Outro fato que causa revolta aos professores é a situação daqueles que concluíram sua graduação, sua pós-graduação e mestrado, sonhando em serem valorizados como determina o Plano de Carreira do Município, mas infelizmente, esses profissionais que concluíram seus cursos, e já com diploma em mãos, protocolaram a sonhada promoção nas Secretarias de Educação e Administração para que fossem homologadas pelo atual prefeito e até a presente data, ainda não foram concedidas a esses profissionais.
Os professores que concluíram tempo de serviço, em ferreiro de 2020 e, portanto adquiriram direito ao “quinquênio”, e de acordo com Estatuto do Servidor, essa gratificação deveria ser concedida pelo Poder Público de forma automática. E mais uma vez o prefeito André Dourado se nega a conceder esse direito aos professores de Carutapera.
Os professores reclamam que esses são direitos garantidos no Estatuto do Servidor e no Plano de Carreira e Valorização do Magistério e mesmo assim o prefeito André Dourado se nega a conceder aos professores de Carutapera esses direitos garantidos em Lei.
A gestão do atual prefeito é marcada também pala falta de diálogo, levando a classe até o tribunal para a garantia de direitos. Lembrando que há alguns dias divulgou edital para a realização de concurso publico as vésperas da eleição, uma vez que não cumpriu o acordo com o Ministério Público, e que não atende os anseios da classe.
Vale ressaltar que mesmo em tempos de pandemia o Município não sofreu nenhum corte nos recursos do FUNDEB e vem recebendo os recursos de forma contínua, portanto não há razão para não ter concedido o que é de direito aos professores.
Vale a pena lembrar que na gestão passada, do então prefeito Amin Quemel, os professores todos os anos faziam greves para receberem seus vencimentos e garantir seus direitos, e o hoje prefeito, a época vereador, sempre esteve "próximo" da categoria, mas na sua gestão, a coisa mudou, teve greves e ele ficou contra os bravos educadores.
Infelizmente neste dia tão especial os Professores de Carutapera não tem o que comemorar e rogam aos céus para essa administração desastrosa, marcada por desmandos, perseguições e negação aos direitos termine logo, para que assim possam sonhar com uma futura melhora na educação e uma valorização aos profissionais da educação do nosso município.
Comentários