UBS's são premiadas após obterem nota máxima nos indicadores do Previne Brasil



A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - comandada pela secretária Danielle Oliveira, realizou nesta terça-feira (24), cerimonia de premiação para as Unidades Básicas de Saúde que mais se destacaram no ranking do último quadrimestre do Previne Brasil. Paço do Lumiar subiu 35 posições no ranking, com um aumento de 48,22% do Q1 para o Q2 de 2023, aparecendo em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 7,1.

A solenidade, bastante concorrida diga-se de passagem, aconteceu na UEB Professora Nadir Nascimento Moraes e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e do presidente do Legislativo - vereador Jorge Marú(Republicanos). Na oportunidade, a prefeita frisou a importância de premiar as equipes que conseguiram alcançar uma boa pontuação, contribuindo assim para alavancar o município nos indicadores do Previne Brasil.

"Estou muito feliz em poder estar nessa tarde aqui, homenageando de forma simbólica as unidades que se destacaram no Previne Brasil. Paço do Lumiar saiu do quadrimestre 1 para o quadrimestre 2 com quase 50% de aumento no ranking, isso para nós é muito significativo", pontua a prefeita Paula.

A classificação das UBS ficou Vila São Pedro; Pindoba e Vila Epitácio Cafeteira em 1° Lugar com 100% na pontuação. Em 2° Lugar, a UBS Canaã com 99,2% de pontuação e por último e não tão menos importante, a UBS Santa Rita de Cássia em 3°Lugar, com 88,6% pontos.

Presente, o presidente da Câmara - aproveitou o ensejo para parabenizar todos os envolvidos que juntos alcançaram esse feito inédito. "Ficamos muito felizes com esse resultado obtido. Aqui aproveito para externar a minha satisfação em fazer parte dessa gestão que muito tem feito pelos cidadãos luminenses. Parabéns prefeita, parabéns secretária, parabéns a cada um dos senhores e senhoras que contribuíram para que esse momento se transformasse em realidade", enfatizou o presidente.

A titular da Semus, Danielle Oliveira ressalta que todas as equipes são merecedoras de aplausos, pois não mediram esforços para alcançarem a meta desejada. "Sinto orgulho dos nossos técnicos e em especial as que hoje estão aqui recebendo esse prêmio por merecimento. Foram dias de dedicação, muito trabalho e sacrifício para que pudéssemos entrar esse quadrimestre com uma boa pontuação e assim pudéssemos alavancar os índices de Paço do Lumiar no Previne Brasil. Agora é continuar trabalhando para que esses índices aumentem ainda mais daqui para frente", explica a secretária.

Orgulhosa por ser a gestora da UBS Vila Epitácio Cafeteira, umas das premiadas em primeiro lugar Giselia Maria Ferreira Oliveira, muito emocionada comenta que o prêmio é dedicado ao trabalho em equipe de todos que integram a UBS. "Este é um dia muito emocionante para todos nós e de grande reconhecimento ao nosso trabalho. Nos esforçamos muito para conseguimos alcançar os 100% na meta do Previne Brasil", disse Giselia.

O Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, através dele é monitorado sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras.

Comentários