SEMUS recebe superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão para tratar do programa "APS do Futuro''


Na manhã desta quarta-feira(25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Paço do Lumiar, a cargo da secretária Daniele Oliveira recebeu o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Oliveira Garreto, que está apresentando o programa "APS do Futuro".

"O intuito da reunião é para que a saúde municipal tenha conhecimento e possa implantar o programa, que visa melhorar e aperfeiçoar o atendimento na saúde pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Garreto.

Para o sucesso desse conceito, faz-se necessário uma mútua e efetiva cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária.

"A Atenção Primária à Saúde (APS) é, preferencialmente, o local onde ocorre o primeiro contato do cidadão com SUS, além de ser o nível de cuidado que ordena toda a rede pública. Para aperfeiçoar esse trabalho, a gestão federal adotou esse conceito que toda a rede precisa está seguindo", pontuou a titula da SEMUS - Danielle Oliveira.

APS DO FUTURO -

O APS do Futuro foi lançado pelo Governo Federal em fevereiro deste ano e promete revolucionar a metodologia do atendimento do Serviço Único de Saúde - SUS. Para o titular da Secretaria de Atenção Primária - Nésio Fernandes, a APS do futuro será aquela em que empregada e empregadora façam pré-natal na mesma unidade.

"A equidade no acesso está diretamente ligada à qualidade na oferta de saúde - que envolve aumento de recursos humanos, capilaridade, eficiência e diminuição de filas, entre outras necessidades que motivam brasileiros a procurar os serviços privados. O SUS precisa ser um espaço onde as pessoas sintam segurança de ter o seu cuidado na dimensão assistencial", disse o técnico quando do lançamento do programa

Comentários