UEB Canaã recebe ação do Setembro Amarelo


Fazendo parte das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para promover o mês Setembro Amarelo, estudantes da unidade básica de ensino receberam, nesta quarta-feira, 27, palestra educativa sobre prevenção ao suicídio.

A ação conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Atenção Primária (APS) e o Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dante).

Alunos do 6º ao 9º ano puderam assistir à palestra, realizada pelo Educador Físico Evandro Lima. O total de 4 turmas participou do momento que busca conscientizar, prevenir e debater sobre a importância de como ajudar alguém que possa estar passando por algum sofrimento psicológico, o que pode acarretar o suicídio.

O palestrante falou da importância da temática ser abordada entre os jovens. "Os alunos precisam entender o momento de pedir ajuda e compreender a ocasião de solicitar ou buscar auxílio e serem orientados", disse.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que quase 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. No Brasil, esse número vai para aproximadamente 13 mil.

A história do setembro amarelo é um movimento que se iniciou em 1994 nos Estados Unidos (EUA) quando um adolescente se suicidou, e seus familiares realizaram uma campanha de alerta.

Os quadros depressivos podem estar vinculados a doenças mentais como a depressão, a dependência química e a esquizofrenia.

Suemily Fátima da Silvia Pereira, estudante de 13 anos, falou sobre a importância da palestra. "Já tive crises de ansiedade, e assistir à apresentação me ajuda ainda mais a entender o que eu já passei", disse.

Comentários