Essa conquista é de todos nós”, diz Paula Azevedo durante reinauguração do CAPS II


A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) - inaugurou na manhã desta quarta-feira(26), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. A unidade está localizada na Avenida 14, no conjunto Maiobão, e o local foi escolhido em razão do excelente espaço físico e acessibilidade.

O evento, bastante aguardado pelos luminenses, acabou por superar todas as expectativas, evidenciando, de forma inconteste, a força e o prestigio da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que chegou acompanhada por assessores e familiares, e foi recepcionada pelo presidente do Legislativo - Jorge Marú(Republicanos), e os também vereadores Wellington Sousa(PSB) e Rafael Neves(PL).

Durante sua fala, com muita simplicidade, porém sem esconder a alegria do feito alçado, a prefeita agradeceu a presença de todos e teceu comentário sobre a importância da prestação de serviço realizado pelo CAPS II.

“Essa conquista é um marco para as ações de saúde mental no município. Depois das dificuldades advindas, confesso a minha felicidade, enquanto gestora, em inaugurar essa importante obra. Quero aproveitar o ensejo para agradecer a dedicação e união da equipe do CAPS II, a gestão de saúde, os servidores da área e todas as famílias que aqui são atendidas. Essa conquista é de todos nós. Tenho certeza que a partir deste momento, em se tratando de CAPS, nosso município será referência para os demais que formam a Região Metropolitana”, pontou a prefeita.

O presidente da Câmara - Jorge Marú  - lembrou a importância das politicas públicas voltadas para a saúde mental e parabenizou a gestão da prefeita pelo compromisso com os luminenses que precisam desse tipo de tratamento. "Aqui é uma família, é atenção especial, atenção que essa equipe multidisciplinar  proporciona as pessoas que procuram este local. Aqui gostaria de deixar os meus parabéns e dizer que continuaremos avançando na saúde e em toda a gestão da prefeita Paula Azevedo. A Câmara Municipal estará caminhando junto ao Executivo na implantação de politicas que trazem beneficio para o nosso município”, asseverou o parlamentar.


Já a titular da Secretaria de Saúde –  Danielle Pereira Oliveira  - enfatizou o trabalho exaustivo que vem sendo realizado pela gestão, objetivado assegurar, além das condições técnicas, conformo e comodidade ao público alvo.

“Recebemos a estrutura de saúde deteriorada e sem equipamento. Consertamos e já estamos entregando novos espaços, informatizando as unidades; contratamos uma empresa para dá um serviço de qualidade de remoção para o SAMU, ou seja, o trabalho tem sido árduo. Hoje estamos entregando CAPS II com uma equipe completa e multiprofissional, e logo mais obras serão disponibilizadas”, destacou.

O diretor do CAPS II – Diego Raí Azevedo – foi outra importante peça na engrenagem administrativa, que nesta manhã, não escondeu a satisfação profissional. Em sua fala, ele demonstrou que a prestação do serviço do centro vai muito além da estrutura física, da psicoterapia e da parte medicamentosa. 

“Quero agradecer e parabenizar o empenho da prefeita Paula bem como da secretária Danielle. Esse não era um desejo apenas meu, mas da equipe e dos usuários. Hoje, finalmente, conseguimos realizar o sonho de voltar a nossa casa”, finalizou.  


Além da prefeita, o evento contou com a presença de técnicos, secretários, representantes do deputado federal Marcio Jerry e estadual Rodrigo Lago, ambos do PCdoB, pacientes, familiares e demais convidados. Após o discurso, houve uma apresentação cultural do boi de orquestra formado pelos pacientes, foi servido lanche e a comitiva da prefeita fez um tour pelas dependências físicas do local.


DEMANDA EM 2022:

No ano passado, a equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo, educador físico e terapeuta ocupacional no CAPS II, prestou 5.615 atendimentos distribuídos da seguinte forma: 10 reuniões entre às equipes multiprofissionais e de coordenação, 04 capacitações com técnicos da rede e 62 visitas domiciliares.

Também foram contabilizados mais de 400 atendimentos de demandas judiciais para acompanhamento de pacientes com necessidade de atenção psicossocial, 1.366 encontro de grupo, sem contar, ainda, com 425 demandas espontâneas.




Comentários