100 anos da Assembléia de Deus em São Luís

 Por Mauro Garcia: DRT/MA 1279. 


O dia 15 de janeiro foi especial para a Igreja Assembleia de Deus em São Luís, após o decreto do prefeito Eduardo Braide (PODEMOS), que instituíu o Dia Municipal da Igreja Evangélica.

A data comemorativa da IADESL, foi estabelecida por meio da Lei 6.958/2022, sancionada na última quarta-feira  (1 2), pelo Executivo da capital maranhense.

O dia da IADESL em São Luís foi instituído em homenagem aos 100 anos da Assembleia de Deus no Maranhão, comemorado neste sábado (1 5).

"Nós somos, pela graça de Deus, a geração centenária que caminha para a frente e para o alto, hasteando e fazendo tremular a bandeira do evangelho da salvação nos céus do mundo inteiro; proclamando em alto e bom som que Jesus Cristo salva, cura e batiza com o Espírito Santo e com fogo. Parabéns, Assembleia de Deus no Maranhão. Parabéns, IADESL centenária", declarou o Pastor José  Guimarães Coutinho,

Por meio de nota, o Governo do Maranhão também parabenizou a IADESL pelo seu centenário no Estado e pela contribuição da igreja em projetos sociais.

Veja a nota na íntegra

"O Governo do Maranhão saúda a Igreja Assembleia de Deus pelos seus 100 anos de serviços religiosos e sociais prestados no estado.

Nos últimos anos, a Assembleia de Deus foi um importante parceiro do Governo para o sucesso do programa Maranhão Solidário, levando iniciativas que contribuem para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano e que ajudaram milhares de maranhenses.

Nesta data tão importante, nossos cumprimentos a todos os pastores, dirigentes e membros da Igreja".

Por meio das redes sociais, o governador Flávio Dino (PSB) também parabenizou a igreja.

"100 anos de atuação da Assembleia de Deus no Maranhão: meus cumprimentos a todos os dirigentes, pastores e membros dessa importante Igreja. Desejo que os trabalhos religiosos se fortaleçam sempre em nosso Estado", disse o governador Flávio Dino.

Fundação

No início do século XX, dois missionários  suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que era um local distante na Amazônia.

 Os missionários sem saberem o dialeto português, saíram dos EUA, rumo ao Brasil para a capital paraense, desembarcando em Belém no dia 19 de novembro de 1910.

Na cidade amazônica  conheceram o casal de missionários Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua residência para as reuniões pentecostais.

A vez do Maranhão 

No Maranhão, os trabalhos missionários da Igreja Assembleia de Deus teve início  no ano de 1921, através do pastor colombiano Clímaco Bueno Aza, aprendiz de Daniel Berg. Bueno Aza  enviado pela igreja-mãe para São Luís .

O Missionário iniciou os trabalhos de evangelização na capital maranhense no dia 15 de Janeiro de 1922,  oficializando  a Igreja Assembleia de Deus em São Luís, hoje  situada na rua 7 de Setembro, no Centro da capital e na mesma data realizou-se  o primeiro batismo em águas  com os novos membros recém-convertidos e também a primeira celebração de Santa Ceia.

A IADESL foi mantida pela Igreja Assembleia de Deus de Belém-PA até o ano 1947, quando passou a ter administração própria.

Atuação Social

 A Igreja Assembleia de Deus igreja tem sua  atuação no Brasil, na América do Sul, assim como outros continentes, á exemplo da  Africa e Asia, com missões internacionais, além de prestar serviços social  às comunidades carentes da região metropolita, além de refugiados.

Na Vila Embratel, a IADESL é administrada pelo Pastor Jackson Douglas, com os auxiliares, Embratel 04, Luís Américo Costa e Embratel da Rua 02, com o auxiliar  irmão Roque.

 

A IADESL desenvolve  também diversas ações sociais em toda a comunidade ludovicense.

Anualmente promove a campanha de doação de sangue intitulada “Vem Doar’, em parceria com o HEMOMAR. Com essa iniciativa, os evangélicos da Assembleia de Deus são incentivados a participar da ação solidária de amor ao próximo , doando  sangue para abastecer o HEMOMAR parque precisam ter esperança,  independente ser ou não membro da igreja.

Outras ações sociais de cidadania, idealizada pelo pastor Coutinho, também são  realizadas pela Assessoria de Assistência Social da Igreja Assembleia de Deus, que  faz parceria com diversas instituições, bem como, Defensoria Pública, Sesc, Senac, Procon, faculdades,  universidades de São Luís e voluntários da própria igreja a serviços relevantes para a população.

Mas o principal objetivo desta ação é a evangelização.

Parabéns  Igreja Assembleia de Deus de São Luís pelos 100  anos de fundação.

Texto Produzido pelo departamento de  comunicação da Congregação Embratel 04.






Comentários