Projeto Follow-up é oficialmente lançado no eixo Itaqui Bacanga



O programa FOLLOW-UP, foi oficialmente lançado por meio da Idealizadora,a  terapeuta Luciana Trompes, na região do Itaqui- Bacanga, durante a ação social do movimento Força Comunitária, realizado no último sábado dia 23, no bairro da Vila Embratel.

Segundo Luciana, o programa tem como objetivo oferecer um tratamento especializado em atenção à saúde de bebês vulneráveis ou com comprometimento no desenvolvimento infantil, cuidado de crianças entre 0 a 3 anos de idade (Primeiríssima Infância), voltadas às ações de estimulação precoce do desenvolvimento neuropsicomotor.

Em São Luis, o Follow-up" vem com um grande diferencial no atendimento, na assistência e nas atribuições, esta tendo como destaque o "Leite na Primeiríssima Infância", "Nutrição Familiar" e "Ampliação Assistencial - "Cuidando de Quem Cuida!".


Os serviços oferecidos, são desenvolvidos por uma equipe de especialidade médica e equipe multidisciplinar Cálculo de atendimentos por especialista médico e equipe multidisciplinar: • 1760 atendimentos mensais.

"Agradeço primeiramente a Deus por este momento e todas as apoiadoras do destrito Bacanga,que estão nessa  parceira com o  Follow-up", agradece.

"Hoje a nossa equipe está aqui presente neste  evento de ação social na Vila Embratel, promovido pelo movimento Força Comunitária, onde o programa Follow-up teve participação dando sua parcela de contribuição para as  crianças de 0 a 3 anos", conclui a terapeuta.

A vice presidente do movimento Social Força Comunitária, Suelma Pacheco destacou a importância da ação o envolvimento de parceiros e membros do Movimento Social Força Comunitária.

"Temos uma grande equipe e um foco que é a comunidade", reforça a comunitária. "A nossa responsabilidade social enquanto comunitarios, nos leva a promover atividades como essa", finalizou a vice - presidente. 

O evento social promovido pelo movimento Força Comunitária,foi organizado pelos comunitarios, Luana Barros -presidente do Conselho fiscal, Sonia Pacheco- tesoureira , Suelma Pacheco e o jornalista Mauro García.

A ação social voluntária contou com a participação de médicos e enfermeiros  da Secretaria Municipal de Saúde de São Luis-SEMUS, através do secretário Joel Nunes e os moradores da Rua da Felicidades.

*Participaram das atividades, os comunitários*.

*Área 01*, Daniele Viana, (Coordenação), Gilmar Silva - (Colaborador), Lucia Soares(Coordenação), Walmira Barros(Colaboradora), Luana Barros(Organização),Roberto Araújo (Coordenação), Lurdes Santos(Colaboradora) e Mauro Garcia( Organização ),Genésio Santos( Colaborador).

*Área 02*, Joana da Escolinha( Coordenação), Luciana Gama (Coordenação ), Lurdes Pereira( Colaboradora ), Gorete da Vila Embratel(Colaboradora ). 

*Área 03*- Suelma Pacheco(organização), Sonia Pacheco ( Organização) e Alessandra Carvalho(Colaboradora), e Luis Fernando Costa(Colaboradora),Hellem Costa( Colaboradora).

*Área 04*, Valdineia Trindade da Vila Dom Luis (Colaboradora)

*Parceiros da Ação Social* 

Vereador Osmar Filho,Programa FOLLOWUP, Luciana Trompes, Secretaria Municipal de Saúde de São Luis-SEMUS, Companhia Enérgica Equatorial, Projeto Mulheres da Gente, Site Placar Bets, Isca Controle de Pragas, Ernandes Gomes, FM Alô Maranhão e Lanchonete Bogus Burguer  na Avenida principal da Vila Embratel.

*Pela manhã*

▪︎Consulta de enfermagem;▪︎Consulta médica;

▪︎Teste rápido para COVID-19;

▪︎Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C;

▪︎Orientações sobre o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Pela tarde, a programação se estendeu para criançada, com  Brincadeiras de  pula pula,Tobogã , lanches e distribuição de brinquedos.


Luciana Tromps da Costa é assessoria Especial/Planejamento de Reorganização do Componente da Atenção com Expansão.
Matricula: 57518
Referência Técnica Municipal em Expansão de Programas APS/SAS
Referência Técnica Municipal do Programa FOLLOW-UP
Secretaria Municipal de Saúde SEMUS- São Luis




Veja a entrevista em vídeo da FM ALÔ MARANHÃO.







Comentários