Polícia do Maranhão mostra força ao desmantelar Facção Criminosa Nordestina “Bonde dos Malucos”


Por Mauro Garcia
Três bandidos que morreram em confronto com a Polícia Militar do Maranhão, durante um assalto a banco na cidade de Bacabal, a 250 Km, da capital São Luís, eram dos estados da Bahia, Tocantins e Ceará, que segundo informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

 Um dos bandidos mortos é um baiano, suposto irmão de um dos criminosos conhecidos na Bahia, o famoso “Zé de Lessa”, fundador da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) de Salvador.

A força da segurança pública maranhense

A Policia Militar do estado do Maranhão mostrou força e rapidez, dando resposta a população maranhense, contra uma poderosa Facção Criminosa que atua no Nordeste.
Um dos bandidos morto no confronto, junto com outro comparsa, que era do Estado do Tocantins, que se juntou com os bandidos do Maranhão. Os três, segundo a SSP-MA, integravam o bando que, no último domingo (25), onde tentaram assaltar o Banco do Brasil na cidade de Bacabal.

“Portanto, são bandidos da Bahia associados a bandidos do Tocantins e a bandidos daqui para praticar essas ações. É uma modalidade conhecida como 'novo cangaço', que usa extrema violência e busca matar policiais. Não vamos permitir isso aqui no Estado do Maranhão; e isso custará muito caro para eles”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela.

Perfil do BDM da Bahia 

Um dos cinco grupos criminosos mais atuantes na Bahia, e considerado o mais violento, o Bonde do Maluco (BDM) surgiu em 2015 no pavilhão V do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. 

Liderada pelo assaltante de banco José Francisco Lumes,  Zé de Lessa, que está foragido, o grupo nasceu como uma ramificação da facção Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o Perna, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

 Entre inúmeras tentativas para prendê-lo, Zé de Lessa, apontado como chefão do BDM, foi o principal alvo da Operação Sapucaia, realizada em abril de 2016 pela Polícia Federal na Bahia e no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de cumprir 13 mandados de prisão.

 Ele é o ás de ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne os principais criminosos do estado.
Parabéns a Policia Militar do estado do Maranhão








Comentários