4ªSemana do Bebê Quilombola consolida trabalho voltado às crianças de Bequimão

A IV Semana do Bebê Quilombola, realizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, foi aberta nesta sexta feira (25), com participação de moradores das comunidades quilombolas e estudantes das escolas públicas e particulares do município. O evento, que já faz parte do calendário de Bequimão desde 2013, tem apoio do Unicef e da Fundação Josué Montello.bebe4

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, a Semana do Bebê Quilombola é uma marca da gestão do prefeito Zé Martins. “Os indicadores melhoraram muito durante esses quatro anos e pretendemos avançar muito mais, criando fatores que precisam ser implantados em algumas comunidades, para, com isso, melhorar a primeira infância, a saúde e a educação. Sabemos que já fizemos muita coisa, mas precisamos avançar muito mais”, destacou a secretária.
bebe1
Para o líder da comunidade quilombola de Ariquipá, Carlos Alberto, a mudança foi muito grande desde a implantação da Semana do bebê Quilombola. “Um exemplo da melhora foi a diminuição da mortalidade infantil, em que as mães bequimãoenses começaram a se conscientizar da importância do pré-natal, como cuidar das crianças após nascimento, assim como instruir a criança sobre a educação familiar. As comunidades quilombolas de Bequimão passaram a ter uma atenção especial”, reconheceu.
bebe14
Na avaliação da representante da Fundação Josué Montello, Gisele Padilha, o evento mostra seus resultados ao se observar a evolução dos indicadores sociais. “A Fundação Josué Montello acredita que a parceria está dando certo, já que estamos na 4ª edição. Em nível de Brasil, Bequimão é o único município que tem a Semana do Bebê Quilombola. Existe a Semana do Bebê, mas a Semana do Bebê Quilombola é específica e só existe em Bequimão, tanto é que existe uma lei, que é a 09/2013, que institui a Semana do Bebê Quilombola em Bequimão”, frisou.
bebe9
SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA É LEI
A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão foi criada pelo prefeito Zé Martins (PMDB), por meio da Lei Nº 09/2013, que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância nas comunidades remanescentes de Quilombo do município.
bebe3
Todo ano, a primeira criança que nasce em uma comunidade quilombola durante a semana do evento é eleita como bebê prefeito. Leidiane Cantanhede, que é mãe do bebê prefeito do ano passado, comentou essa experiência. “A Semana representa algo muito importante no Município. Só o fato da secretaria dar atenção para as crianças já mostra o grande empenho do prefeito. Muitas mães não têm condições e a prefeitura ajuda, isso mostra o compromisso com as comunidades quilombolas”, disse.
Estiveram presentes na abertura da 4ª Semana do Bebê Quilombola, secretários municipais, lideranças de comunidades Quilombolas, estudantes e educadores do município de Bequimão, além da sociedade civil.
CLIQUE AQUI E VEJA TODA PROGRAMAÇÃO DA 4ª SEMANA

Comentários