Governo e Prefeitura avançam na construção do novo hospital da criança

Após a conclusão da croncretagem de todas as lajes, as obras do Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) iniciaram nova etapa do cronograma com a construção da estrutura de alvenaria. Os serviços executados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), vão transformar o hospital em referência na saúde infantil da capital. A construção do novo Hospital da Criança é fruto de parceria celebrada entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. 
O novo Hospital da Criança terá melhor estrutura física, modernos e novos equipamentos para exames e diagnósticos e vai oferecer mais leitos para internação e mais especialidades médicas. Entre os novos serviços oferecidos pelo hospital estarão também um centro cirúrgico com quatro salas e uma UTI infantil.
O governador Flávio Dino ressaltou a importância da obra e o que ela representa não só para São Luís, mas para todo o estado. "Essa obra de enorme importância tem uma dimensão estadual, uma vez que atende não só crianças da ilha de São Luís, mas também de municípios do nosso estado, que demandam serviços de urgência e emergência aqui oferecidos", destacou Flávio Dino.
O prefeito Edivaldo destacou a relevância da obra para a área da saúde. "Com o novo Hospital da Criança, construído a partir da parceria com o governador Flávio Dino, vamos ampliar os serviços oferecidos ao público infantil em nossa cidade, aumentando a capacidade e a agilidade de atendimento, oferecendo serviços que até então não eram oferecidos na modalidade pediátrica e garantindo dignidade no tratamento de saúde de nossas crianças", disse o prefeito Edivaldo.
OBRAS
As equipes aceleram a fase de levantamento da alvenaria. Algumas dependências do prédio já começaram a ser preparadas para a colocação do piso e do reboco das paredes. "Finalizamos a construção da estrutura e a parte de fundação, que eram as etapas  mais demandadas e demoradas desta obra, porque servem para garantir a amarração de toda a estrutura de paredes e lajes, dando sustentação ao prédio. Agora que estas etapas foram vencidas, a construção vai acelerar ainda mais. As equipes estão trabalhando com toda a agilidade possível para que este hospital seja logo entregue à população", destacou o titular da Semosp, Antonio Araujo.
Com o novo hospital, mais crianças serão atendidas em um ambiente reestruturado e melhor adaptado. A obra de ampliação agrega novas dependências à casa de saúde, distribuídas em uma área de quatro mil metros quadrados. Serão quatro novos pavimentos que duplicarão a atual capacidade de atendimento do Hospital da Criança.
NOVA ESTRUTURA
O novo Hospital da Criança também vai garantir atendimento mais humanizado e com mais qualidade ao público infantil. Serão 25 enfermarias com 178 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, área de isolamento. O setor será dotado de equipamentos modernos, com alta uso de alta tecnologia, monitoramento 24 horas. 
Além disso a nova estrutura contará com sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite, duas recepções de espera infantil.
A secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe, ressaltou como ponto importante a inclusão de novos serviços na unidade. Ela ressalta que os usuários terão acesso a procedimentos que antes não eram oferecidos, além da melhor estrutura. "Estes novos ambientes favorecem o aprimoramento da qualidade e uma melhor assistência de saúde. Isso mostra a preocupação do prefeito Edivaldo com um atendimento mais qualificado para nossas crianças", pontuou.
Entre os serviços inéditos na rede pediátrica do município e que serão disponibilizados com a nova estrutura está a realização de cirurgias. O novo Hospital da Criança contará com um Centro Cirúrgico com quatro salas de grande porte. O setor de diagnóstico por imagem é outro serviço que vai ser disponibilizado no novo hospital, com exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada. Um laboratório de análises clínicas também será instalado. 

Comentários