Nos Pênaltis, Joinville da Vila Bacanga supera o Juventus e conquista o bi campeonato de Inter Bairros

Por Mauro Garcia

Como não poderia deixar de ser uma grande decisão, a 20ª edição da Copa Inter Bairros, que chegou ao seu final na tarde deste sábado (29). Muitos torcedores irão guardar na lembrança a emocionante final entre o   Joinville da Vila Bacanga, que representou a área Itaqui-Bacanga, e o Juventus do bairro, Rio São João representando (São José de Ribamar). As duas equipes protagonizaram para suas torcidas que estavam presente, um dos maiores espetáculos jamais visto em uma decisão do esporte amador maranhense. O estádio Emir Ribeiro no Bairro do São Bernardo ficou pequeno para a quantidade de público que acompanharam a grande final.
Antes da partida houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, em louvor a São Luís, que foi tocado pela banda da Guarda Municipal.
  A narração de rádio da partida, ficou por conta de um dos narradores mais famosos do rádio do esporte amador, Jota Melo que mais uma vez levou as emoções do espetáculo para os torcedores e espectadores que acompanhavam a decisão, e os comentários do jornalista Mauro Garcia, além de outros membros da imprensa maranhense e políticos do governo municipal e estadual.
 O jogo foi bem movimentado, e acirrado, e um clima de nervosismo entre as duas equipes, propicio de uma final. Os jogadores corresponderam em campo e logo no início, o Joinville abriu o marcador com um chute de Antonio (7) de fora da área fazendo 1 a 0, mas o Joinville não teve tempo de comemorar porque em seguida o Juventus empatou com “Panda”.
O Joinville não se abateu, e passou a buscar novamente o contragolpe, quando virou para 2 a 1 ficando novamente a frente, deixando o Juventus em desvantagem para a segunda etapa. O time de São José de Ribamar também não se abateu após levar o segundo gol e voltou para o jogo disposto a tudo para reverter o placar, e ainda trocou os uniformes, já que as duas equipes jogaram o primeiro tempo com os uniformes idênticos. Panda para quem não o conhece, fez toda a diferença, empatando aos 18 minutos com um belo lance depois de um contragolpe.
O Juventus começou a dar uma certa relaxada após o empate, onde tudo levava a crer que os dois times queriam o fim da partida. Engano o Joinville aproveitou um cochilo da zaga do rival para marcar o terceiro gol com Antonio outra vez, “um golaço”, estilo Nelmar com um toque na saída do goleiro. Como  era um batalha que valia o melhor da ilha, o  Juventus  não se desesperou após levar o terceiro gol,  o treinador depois que havia  mexido  errado no time, colocou os ribamarense  pra frente, pressionando o Joinville, depois de várias  chances desperdiçadas, uma bola parada  deixou estádio  Emir Ribeiro boquiaberto, Ele  mesmo "Panda" fechando o placar  no tempo normal , e uma  cobrança de falta  magistral  que calou a torcida do Joinville, e  não deu para o goleiro Felipe Mores defender, que ainda teve que operar outro milagre contra o mesmo Panda.
 Panda consagrou-se como o primeiro jogador da Copa Inter Bairros a marcar três gols em umas decisões assumindo a artilharia do campeonato com 11 gols, que lhe garantiu o prêmio de melhor jogador da competição versão 2015. Com o Joinville não querendo se arriscar muito. Foi o Juventus que foi pra cima, e o mesma panda perdeu a bola do jogo, já nos acréscimos recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou em cima do goleiro Felipe Moraes, logo em seguida o árbitro apitou o final da partida, o título seria decidido nas penalidades.
Mais sofrimento nas penalidades
Os dois goleiros, Felipe Moraes do Joinville, e Thiago Silva do Juventus, não deixaram as redes serem balançadas, até sair o primeiro gol, e Charles abriu o primeiro gol das penalidades. Mesmo assim os goleiros não deixaram por menos, sendo que Felipe que após ter barrado o embalado Panda, defendeu mais um e deixou para Bonitinho a missão de levar o glorioso Joinville a mais uma vitória, e não deu outra, o experiente Bonitinho, acostumado   com deixou a sua e fez 3 a 2, com dois pênaltis defendidos por Tiago Silva e três de Felipe Moraes.  O Joinville saiu do estádio Emir Ribeiro com o caneco na mão levando para a área Itaqui – Bacanga mais um título de campeão, o terceiro em menos de um ano.
Felipe Moraes foi escolhido, melhor goleiro da competição. O Juventus vice-campeão recebeu troféu, medalhas e uma premiação em dinheiro no valor de 4 mil reais, enquanto o time conquista o inter bairro pela segunda vez consecutiva.
O time do Joinville da Vila Bacanga recebe o apoio do vereador Edmílson Jansen, que esteve na comemoração do título da equipe.
Veja abaixo a transmissão exclusiva da partida com narração de Juari Aires.
  

Técnico e presidente do Joinville Irozel  

O melhor juiz da partida 

O goleiro Felipe Moraes melhor goleiro do campeonato 

O secretário do IPHAM Raimundo Penha foi homenageado 


Os jogadores unidos momentos antes da partida 

O técnico Pelé conversa com os jogadores 

Juventus vice- campeão 


Os jogadores do Joinville fazem pose para as lentes do PRIMEIRA HORA

O banco de reservas do Juventus 

O banco de reservas do Joinville 

O hino nacional tocado pela banda da Guarda Municipal de São Luis 


O narrador Joari recebendo uma homenagem 

Os organizadores anunciando J.Melo como homenageado 


O radialista J. Melo recebendo uma homenagem das mãos dos dos organizadores da Copa 

O goleiro Felipe sorridente após o titulo 

J.Melo agradecendo a todos pela homenagem

O secretário Raimundo Penha 


Os campeões a espera do troféu 
































Comentários