São João de Todos atrai multidão de pessoas à Maria Aragão durante final de semana

O maior arraial de São Luís foi prestigiado por uma multidão de pessoas que acompanharam o final de semana de festa na Praça Maria Aragão. Somente no sábado (20), mais de 50 mil pessoas se aglomeraram ao redor do palco, no gramado e até nas escadarias que ligam a Praça Maria Aragão à Praça Gonçalves Dias.
No sábado, a programação teve início às 17h, com a realização do Arraial do Bebê, ação promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Prefeitura de São Luís, como parte da projeto Semana do Bebê. A atividade contou com a presença da primeira-dama, Camila Holanda, do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, da coordenadora do escritório do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, e da secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande.
O presidente da Func, Marlon Botão, falou da importância da parceria dentro da programação do São João de Todos. "A Func abriu espaço no Arraial da Maria Aragão, com toda infraestrutura de produção, segurança, saúde, para garantir que as crianças atendidas pelo projeto possam ter acesso à cultura e às manifestações folclóricas, com conforto, e por compreendermos que a diversidade cultural é um dispositivo importante na formação destas crianças na primeira fase da vida", destacou Botão.
Para Lissandra Leite, consultora do Unicef no Maranhão, a parceria fortaleceu a ação de culminância do projeto, mobilizando um grande público para a Praça Maria Aragão. "Não dá pra fazer uma ação se não for intersetorial. A Func esteve presente nas discussões e resolvemos juntar as tradições folclóricas com as atividades da Semana do Bebê, realizando o Arraial do Bebê na programação do São João de Todos", ressaltou Lissandra.
A Semana do Bebê está inserida na Plataforma dos Centros Urbanos como estratégia de mobilização social incentivada pela Unicef, que tem como objetivo tornar direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade. Diversas atividades foram promovidas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), escolas e unidades de saúde, como atendimento a gestantes, oficinas de meditação para mães, massagem em bebês, oficinas com crianças da educação infantil, teatro de rua, piquenique e carrinhata (passeata com carrinhos de bebê), com ações concentradas nos bairros do Tirirical, Cidade Olímpica e Mauro Fecury.
SHOWS E APRESENTAÇÕES
A programação começou com show da cantora Camila Reis, com músicas e cantigas folclóricas voltadas para o público infantil. Depois, foi a vez do Cacuriá Mirim de Ildenê. Crianças e adolescentes de 3 a 12 anos são protagonistas da dança que tem o gingado e a leveza nos passos. Para se apresentar no mês de junho, elas começam a ensaiar desde março. O resultado encantou o público.
Na sequência, foi a vez dos estudantes do Instituto Educacional Magnólia subirem ao palco. O Boi, com o nome da instituição, levou coreografias bem ensaiadas e uma indumentária luxuosa para a praça.
Do Boi para a dança portuguesa. O grupo Raízes de Portugal levou elementos diferentes para o arraial. Coreografias estilizadas e riqueza nos detalhes resultaram em uma apresentação cheia de charme. O grupo tem 15 anos de história e acumula diversas premiações. Os homens fizeram uma performance chamada de "Paliteiros de Miranda", que empolgou a plateia. As dançarinas voltam para o palco com outro figurino, ainda mais luxuoso com as cores da bandeira do Maranhão, Portugal e França.
Em seguida, o Cacuriá da Vila Gorete apresentou a sensualidade da dança. O ritmo, marcado por caixas e tambores, foi puxado por um cantor que introduziu a ladainha, seguida pelos participantes que, além de dançar, responderam ao coro. A flauta dá a leveza à dança. O cacuriá é feito aos pares ou em formato de roda. As moças rodam a saia comprida, adornada por fitas.
Mas a noite de grandes espetáculos estava só começando. Quem levantou o público foi o Boi de Morros, sotaque de orquestra e um dos mais conhecidos do São João do Maranhão. A apresentação contempla os diversos símbolos da festança.
O esplendor do grupo levou a fogueira para o palco e festejou as diversas manifestações culturais do Maranhão. A dança se mistura ao teatro para contar o auto do bumba meu boi. Pai Francisco e mãe Catirina são destaque, assim como as belas índias e formosos índios. Um verdadeiro espetáculo. Lobato, que é amo e cantador do grupo, comemora o sucesso da apresentação: "Boi de Morros se apresenta com o colorido fantástico, aprendemos que a regra do sucesso é 99% de transpiração e 1% de inspiração e tem acontecido essa maravilhosa benção", disse.
E era uma apresentação melhor do que a outra. A cantora Teresa Canto fez um belíssimo espetáculo realçando o melhor da cultura maranhense. Os sucessos do bumba meu boi dos principais grupos do Maranhão foram entoados na Maria Aragão. Um verdadeiro show de louvação à cultura do Estado.
A batida contagiante do Boi União da Baixada foi acompanhada por um batalhão de brincantes. Eles se destacam por apresentar toadas com um ritmo mais lento que as dos outros sotaques. Os bois desse sotaque utilizam instrumentos percussivos como pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas.
Do município de Rosário veio o ritmo contagiante de mais um boi de orquestra. Indumentárias nas cores vermelho e amarelo, o boi Mocidade de Rosário, encheu os olhos de quem o esperou na noite do último sábado (20).
A madrugada de domingo (21) já havia começado quando o batalhão do Boi da Pindoba invadiu a festa. Suas matracas e pandeirões se misturaram ao público e o som entoou por todo o espaço, encerrando mais um dia do São João de Todos.
A programação do São João de Todos, na Praça Maria Aragão, é uma parceria entre Prefeitura de São Luís e governo do Maranhão, e prossegue até o dia 29 de junho, com diversas atrações culturais e folclóricas.
São João de Todos atrai multidão de pessoas na Maria Aragão no final de semana

Comentários