Prefeitura reforça merenda escolar com gêneros alimentícios típicos do período junino

Batata doce, milho, coco seco, macaxeira. Produzidos por agricultores locais, os gêneros alimentícios que servem como matéria-prima para o preparo de muitas receitas típicas do período junino estão sendo acrescentados à merenda escolar durante toda esta semana. Além do reforço à merenda escolar, determinado pelo prefeito Edivaldo, a ação da Prefeitura de São Luís vai ajudar a valorizar a cultura e as comemorações do período junino.
Obtido com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o complemento à merenda com gêneros produzidos por agricultores locais é fruto de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed), Segurança Alimentar (Semsa) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
"O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da Prefeitura de São Luís. Oferecer esses acréscimos na merenda escolar fortalece a agricultura local e ainda possibilita que os nossos professores e nossos estudantes comemorem essa data festiva. Com alimentação balanceada, as crianças terão saúde e disposição para estudar, aprender e brincar", destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Os produtos da época junina também são ricos em nutrientes. "O milho, por exemplo, tem muita fibra e é rico em vitamina E e B1, que ajuda na regularização do aparelho digestivo e é bom para o sistema nervoso. Já a batata doce tem betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Ou seja: além de comemorar o período junino, estamos oferecendo alimentos saudáveis aos nossos estudantes", explicou a nutricionista da Semed, Elinete Costa.
ENTREGA
Todas as unidades de ensino da Prefeitura de São Luís recebem os gêneros alimentícios semanalmente. Nesta segunda-feira (22), a U.E.B. Criança Feliz foi uma das que recebeu os produtos típicos do São João. As crianças já começaram, no mesmo dia, a degustar os produtos. "Como é gostoso o milho! Eu também gosto muito de batata doce. Quando a minha mãe ficar de folga eu vou pedir para ela cozinhar batata doce em casa", falou Wallyson Ferreira Penha, 5 anos, enquanto comia o milho cozido.
Para a gestora da U.E.B. Criança Feliz, Selene Bianca Nunes, a alimentação saudável melhora o aprendizado e favorece o crescimento. "A entrega destes produtos tem ainda uma função especial, de ensinar na prática o que temos trabalhado em sala de aula, a nossa cultura, as tradições, as comidas típicas. Estou muito feliz de ver a escola abastecida com esses produtos", destacou a gestora.
Prefeitura reforça merenda escolar com gêneros alimentícios típicos do período junino

Comentários