União de Moradores do Sá Viana volta a discutir projeto bacia do Bacanga



Foi realizado na sede da União de Moradores do bairro Sá Viana, nesta terça – feira (15), mais um encontro  dos  representantes das secretarias municipais de Projetos Especiais (Sempe), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Criança e Assistência Social (Semcas) , com moradores do Bairro do Sá Viana, Jambeiro , e Piancó. O encontro serviu para discutir novamente assuntos relacionados às obras previstas para a área, sobre o Programa Bacia do Bacanga e as ações assistenciais já planejadas.

A reunião, realizada na sede da União dos Moradores do Sá Viana, serviu para que moradores e lideranças comunitárias  presentes, pudessem entender com mais detalhes o andamento das ações do Programa Bacia do Bacanga.

Os especialistas da VERTRAC, empresa contratada pela prefeitura de São Luís, fizeram uma apresentação do Programa, com um resumo dos projetos já concluídos, o status atual das ações e mostraram o que já foi planejado, esclarecendo a principal dúvida dos moradores relacionada aos reassentamentos, que já tiveram sua fase de identificação e cadastro realizada. O Especialista Socioambiental do Programa, José Antonio Lopes esclareceu que todo  estudo estudo de viabilidade foram feitos, a comunidade já poderá  sentir os primeiros resultados a partir de maio, já que foi   dada a ordem de serviço, para que uma empresa inicie o processo de atualização cadastral e faça o remanejamento das famílias que estão em áreas de risco de inundação.
“O processo de reassentamento teve uma demora maior que o previsto inicialmente, pois todo o planejamento que vinha sendo feito para uma determinada área na Vila Embratel foi inviabilizada por questões jurídicas. Tivemos que partir para uma nova alternativa, o que nos demandou tempo para que tudo fosse acertado e pudéssemos finalmente garantir diversas opções de compensação para as famílias que serão afetadas”, informou Antonio Lopes.
O líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do  bairro Sá Viana, Alex Kennedy Rodrigues, colocou entre as demandas da comunidade a pavimentação das ruas do bairro.  Para Alex  Kennedy ,  muitas pessoas que estão nas invasões a  margem do rio ,e em residências indevidas,  não tem onde morar. A prefeitura ofereceu apartamentos e esta negociando o projeto, mas   as autoridades precisam entender  que , retirar alguém do seu habitar natural e leva-las para um ambiente totalmente desconhecido, os deixam preocupados, porque eles também querem morar no bairro e acompanhar toda a mudança que seu bairro esta passando , principalmente  com a nova infraestrutura .
A Barragem do Bacanga foi outro ponto abordado pela comunidade e os especialistas presentes explicaram que a mesma é de responsabilidade do governo do Estado, que já fez um projeto executivo para recuperação da estrutura. Durante reunião realizada em julho do ano passado, entre a Sempe, o Banco Mundial (Bird) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, foi firmado o compromisso de iniciar as obras em 2014.

O secretário da Sempe, Gustavo Marques, reforçou o compromisso da Prefeitura em investir na região do Bacanga. “A área terá em breve um volume grande de investimentos por parte da Prefeitura, que será a responsável pela implantação de um sistema de esgotamento sanitário que não existe até o momento. Posteriormente, serão iniciados os trabalhos de pavimentação, além da implantação de espaços públicos importantes, que trarão mudanças positivas para toda a margem esquerda da Bacia do Bacanga”, disse.
A Federação das Entidades  da Área Itaqui – Bacanga (FEIBA) , também esteve presente  na reunião da Prefeitura como os moradores  do Sá Viana ,  e acompanhou a apresentação do projeto de Recuperação da Margem Esquerda da bacia do Bacanga.
A tendendo  uma solicitação da União de Moradores do Bairro do SÁ Viana, a FEIBA se presente  e acompanhou r a entidade na reunião dos moradores, com a prefeitura de São Luís.  

Moradores dos bairros Sa Viana, Jambeiro, e Piancó, marcaram presença na reunião do projeto bacia do Bacanga.
O secretário  José Antonio   explicando detalhes do Projeto aos Pressentes

O Presidente , Alex Kennedy   mostrando as ações da União de Moradores do Sá Viana 

Comentários

Anônimo disse…
boa noite! você sabe me informar o atual endereço da União de Moradores
do Sá Viana? Não estou encontrando no Google. desde já agradeço!