ENTREVISTA: 'Eu sou o retrato da mulher maranhense', diz Eliziane Gama

Nascida na cidade de Araguanã, no interior do estado. Aos 13 anos decidiu morar e estudar em São Luís, pois deseja entrar na universidade e se tornar jornalista. Filha de uma família humilde, Eliziane Gama acabou crescendo na sua vida através dos estudos e de seus esforços.

Com a mesma vontade que sempre teve ao longo da vida, a parlamentar lutou de todas as formas possíveis para garantir sua candidatura, apesar de não ter ido para o segundo turno, Eliziane garantiu mais de 70 mil votos, o que lhe deixou na terceira posição no resultado final da disputa do primeiro turno.

Hoje aos 35 anos, a deputada estadual destaque no 1º turno das eleições da capital, numa conversa exclusiva com a equipe de O Imparcial, revela projetos, preferências e traz um pouco de sua trajetória e rotina. Confira na íntegra o que a parlamentar comentou sobre alguns temas de sua vida pública e privada:


O Imparcial: Como começou sua vida na política? Conte um pouco do início:


Eliziane Gama: Tudo começou aos 18 anos quando entrei para a UFMA. Iniciei na Rádio esperança, com o programa “A Hora do Debate”. Era um programa polêmico que contava com o envolvimento da população. Daí surgiu à necessidade de entrar na política. Me candidatei a deputada estadual apenas com o apoio dos ouvintes. Fui eleita com 15 mil votos, sendo 10 mil obtidos na capital. Hoje cumpro meu segundo mandato.

Como surgiu a ideia de ser prefeita de São Luís?

Sou apaixonada por minha cidade e meu estado. Sempre sonhei em transformar esse lugar no melhor lugar do mundo. Não deu, mas eu sei que serei prefeita dessa cidade. Quero que a população sinta orgulho de dizer lá fora que mora em São Luís e no Maranhão.

Qual o papel que um prefeito precisa desempenhar para administrar bem uma cidade?

O prefeito é o pai de milhares de filhos (crianças), e tem que cuidar da organização da casa, com limpeza, lazer, transporte, saúde, educação. O problema é a má aplicação do recurso público. O recurso é limitado, mas quando bem aplicado dá resultado.

Qual a sua avaliação de sua candidatura nas eleições de 2012?

Estou feliz com o resultado das eleições. A população conseguiu sentir em 1minuto e 35 segundos de horário eleitoral as nossas propostas. Depois do debate da televisão, eu senti um carinho muito grande das pessoas, e que a gente fecharia em 3º lugar. Antes eu achava que seria em 4º, embora eu acreditasse numa mudança de pensamento. Lutei contra a máquina suplantada e a população venceu.

Fale um pouco de sua relação com sua família:

Minhas filhas são a razão humana da minha existência. È sempre maravilhoso o momento em que estou com elas. O remédio das minhas tristezas e angústias diárias é ir buscá-las na escola. Nada substitui esse momento.

Como é a Eliziane em casa?

Confesso que sou meio atrapalhada. Minha vida sempre foi na luta de fora, trabalhando e estudando. Sou uma dona de casa atrapalhada. O pouco tempo que tenho valorizo estar com as minhas filhas. Meu lazer preferido é ir para casa dormir.

Qual o seu refúgio?

Não gosto de sair. Vou mais pelas crianças. Eu gosto de ficar em casa. É um local que eu me sinto bem segura. Gosto de assistir filmes, ler um bom livro e revistas semanais.

Qual uma leitura obrigatória que você mantém?

Leio a Bíblia, livros literários e políticos.

Seu ponto mais forte qual é?

Sou persistente. Traço metas e corro atrás. Aprendi a conviver com as dificuldades e usa-las como trampolim. Minha vida sempre foi na desvantagem, mas sempre com muito sucesso. Deus zela a minha vida.

Diga quais foram suas maiores conquistas:

Sou uma mulher muito feliz, de sucesso, realizada. Tudo que eu sempre implementei para minha vida, eu alcancei. Eu sou o retrato da mulher maranhense.

Que momento marcou a sua vida?

O acesso à Universidade foi uma conquista que marcou a minha vida. Principalmente depois de todas as dificuldades. Sempre estudei em escola pública. A educação é a oportunidade de mudança de vida. Isso representa muito na vida de um adolescente.

Retomando o tema, política, como vai ser seu posicionamento e o que você espera do 2º Turno das eleições em São Luís?


Às vezes é um dilema. Tento decidir por aquilo que eu acredito. Todos têm problemas e qualidades. As pessoas e as medidas foram ponderadas. A decisão foi baseada naquilo que seja mais propício para a cidade. Espero que esses quatro anos sejam melhores, com olhar voltado para as pessoas da cidade.

Faça um breve comentário sobre a sua participação na Assembleia Legislativa:

No parlamento somos sete mulheres e 35 homens. Precisamos ser aguerridas para impor a nossa presença. Fisicamente podemos parecer frágeis, porém somos fortes e firmes nas decisões.

Por fim deixe uma mensagem


Lutarei todos os dias pelo bem da minha cidade, do meu estado. Onde eu estiver quer como deputada estadual, deputada federal, prefeita, governadora, senadora ou cidadã. Eu acredito que a gente vai ter um estado melhor.

Comentários