Novos Conselheiros de Saúde tomam posse para o biênio 2017-2020

O Governo do Estado empossou,na tarde desta Quarta-feira (04), os novos conselheiros estaduais de saúde para o biênio 2017- 2020. Ao todo, 80 conselheiros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, terão a importante função de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Pública de Saúde no município. A solenidade foi realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM). localizada na Praça Benedito Leite, 264 - Centro, São Luís - MA . 

O Conselho Estadual de Saúde, criado pela Lei 7.528 de 30 de junho de 2000, é formado por Quarenta membros titulares e seus suplentes. 50% do órgão colegiado é composto por representantes de usuários de serviços de saúde, 25% por gestores de órgãos públicos e prestadores de serviços de saúde e 25% por representantes de profissionais da saúde. O mandato dos conselheiros tem duração de Três anos.

Além de membros da Secretaria de Estado da Saúde, integram o conselho representantes da Associação Comunitária do Itaqui Bacanga-Acib do Ministério da Saúde; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde; do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão; das Assessorias de Saúde das Gerências Regionais; dos prestadores de serviços filantrópicos; dos gestores das unidades de saúde; dos conselhos regionais de Medicina, Enfermagem e Odontologia; e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão.

Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem, atualmente, nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo. Atuando como mecanismos essencialmente democráticos, através deles, a sociedade se organiza para a efetiva proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado.

O termo de posse foi entregue aos conselheiros pelo presidente do conselho e secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. “Ressalto aqui que os conselheiros não recebem remuneração para desempenhar esse importante papel no controle das políticas públicas. Por isso, agradeço a todos que se prontificaram a fazer parte desse conselho. Juntos, vamos prosseguir com o planejamento das ações, seguindo uma das principais diretrizes da gestão do governo que é de fortalecer a participação popular no processo de elaboração das políticas”, afirmou

 A área Itaqui Bacanga pela primeira vez  tem seus representantes no concelho  Antonio Francisco Carvalho Oliveira ( Diretor da Microrregional Vila Bacanga), Joana do Carmo Amorim
(Diretora Vila Arri) e Marcelina Soares Lindoso ( Diretora Vila Embratel). Dessa forma á Acib mais uma vez se destaca frente ao desenvolvimento do Itaqui Bacanga, através de seus Diretores e representantes.

Antonio Francisco Carvalho Oliveira - Titular 
Joana do Carmo Amorim - Suplente
Marcelina Soares Lindoso - Conselheira Municipal e distrital da saúde  

Representando a Área/Itaqui Bacanga, a conselheira Municipal da saúde Marcelina  soares Lindoso destacou a importância do papel do conselho. “Enquanto membros do conselho, somos importantes para o controle social, ou seja, para a integração da sociedade com a administração pública, com a finalidade de discutir e apresentar soluções aos problemas na área da saúde. Nosso papel é ajudar a efetivar as políticas públicas, objetivando a execução e a oferta de serviços de qualidade”, enfatizou

 ASCOM-Acib

Comentários