Após morte de bebê:Pediatra explica sobre o cuidado com a posição depois da amamentação

Um bebê de apenas 11 dias faleceu na madrugada da última terça-feira (18) engasgado durante a amamentação. O caso ocorreu na cidade de Guanambi, no sudoeste do estado da Bahia. O recém-nascido chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional, mas não conseguiu voltar a respirar normalmente e veio a falecer.
 Segundo o Ministério da Saúde, o sufocamento é a principal causa de morte de bebês com até um ano de idade. Os especialistas advertem que uma ação rápida e com tranquilidade são fundamentais para ajudar com eficácia nos primeiros socorros.
De acordo com o pediatra Ênio Rios, casos como esse são extremamente raros e não devem causar pânico. Ainda assim, o especialista explica que a morte durante a amamentação pode estar associada ao posicionamento do bebê durante a mama.
“A equipe de saúde orienta como a mãe deve fornecer a mama e os cuidados que deve ter com o bebê no posicionamento depois de oferecer a mama”, diz o pediatra. “Isso é importante para evitar que o bebê seja sufocado, que tenha engasgo ou outros problemas”, completa.
Ele também ressalta o cuidado que se deve ter com o bebê depois de mamar, e acrescenta que o recém-nascido deve sempre dormir de barriga para cima.

Comentários