Festas pré - carnavalescas estão proibidas em São Luis

A partir deste fim de semana, as festas pré-carnavalescas em São Luís estão proibidas de ser realizadas em bairros, principalmente as do Cohatrac e da Cohab-Anil, que são as que mais atraem foliões. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19) em reunião com representantes da Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura (Estado e Município), Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), Ministério Público e outros órgãos.

De acordo com o entendimento, toda a folia deve se concentrar no Aterro do Bacanga, Praia Grande, Madre de Deus, Desterro e outras áreas do Centro.

A proibição atende apelos de moradores das áreas periféricas da cidade que se sentem incomodados com excesso de povo e de barulho nestes eventos. São trios elétricos, carros de passeio com equipamento de som potente e outros meios que prejudicam o sossego de quem não está interessado em participar das brincadeiras, tampouco quer que se realizem em suas proximidades. No Cohatrac, por exemplo, além do barulho e das brigas registradas, os foliões deixam o rastro de sujeira pelas ruas do bairro: copo, resto de comida, garrafas, urina etc.

O Comando da PM argumenta também que a proliferação de festas dificulta o policiamento, enquanto que havendo uma concentração na área do Centro é possível garantir mais segurança. Há ainda o fato de que a partir de sábado serão realizados jogos do Campeonato Maranhense, com partidas aos sábado e domingos, o que exige um efetivo ainda maior para o patrulhamento das ruas.

Comentários